Como abrir uma empresa de consultoria?

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas de alguma área.

Entre os negócios que disponibilizam serviços, nós temos aqueles que atuam com assessoria. Diante disso, é importante saber como abrir uma empresa de consultoria, se este for o seu objetivo.

O foco deste tipo de negócio é o oferecimento de mão de obra especializada, de acordo com o nicho ao qual se dedica a atender. A perícia também é um dos trabalhos disponibilizados por esse modelo de empresa.

Os campos de atuação dessa área variam bastante em propósito. Empresas que desejem agregar pessoas com deficiência ao quadro de colaboradores, por exemplo, precisarão contar com o auxílio de uma consultoria especializada nessa área.

Para ajudá-lo, nós da Aspecto Contabilidade, reunimos aqui uma série de informações a respeito da formalização de um negócio nesta área. Leia com atenção!

Aprenda como abrir uma empresa de consultoria

Vamos falar de maneira resumida como funciona o processo de abertura de uma empresa dessa área. Confira!

Tenha alguma experiência prévia

De maneira geral, um empreendedor não precisa ter domínio da área na qual irá investir, mas isso é um pouco diferente quando falamos sobre como abrir uma empresa de consultoria.

Isso porque “consultoria” é sinônimo de expertise, o que significa que você deverá ter conhecimentos mais profundos.

Por conta disso, é recomendado que aqueles que pretendem abrir uma empresa nessa área tenham algum tipo de experiência profissional ou formação prévia. Se você for oferecer serviços financeiros, por exemplo, deverá entender de finanças.

Isso está relacionado não somente com o oferecimento do serviço (tarefa para a qual você contará com colaboradores), mas com todos os processos que antecedem a abertura da empresa.

Conhecer o mercado no qual irá atuar é essencial para o sucesso da empreitada.

Delimite a sua área de atuação

Entre as dicas de como abrir uma empresa de consultoria, é preciso ter em mente que a primeira parte dessa etapa acaba ficando pré-definida de acordo com a dica anterior.

Dependendo da sua área de expertise, esse será o serviço que a sua empresa oferecerá. Mesmo assim, é muito importante fazer algumas delimitações sobre o trabalho.

Empresas de consultoria financeira, como estamos usando de exemplo nesse texto, podem ser divididas em diversas categorias, entre tributos, lucros e investimentos.

É interessante, então, que você compreenda o que é capaz de oferecer e com o quê não irá trabalhar. A delimitação do escopo também deverá ser geográfica, o que afeta diretamente as atividades e tributos da empresa.

A consultoria pode ser oferecida somente para um município, estado ou toda a federação. Serviços além do Brasil também são uma opção.

Lide com as papeladas

Essa é talvez a etapa mais difícil de todas quando você se interessa em aprender como abrir uma empresa de consultoria, mas também a mais importante.

Ter uma empresa inclui uma série de burocracias, as quais devem ser obrigatoriamente cumpridas. Para essa tarefa, pode ser interessante contar com a ajuda de um escritório contábil.

Entre as “papeladas” com as quais você precisará lidar estão a abertura formal da sua empresa (com um CNPJ adequado), a escolha do regime tributário, preocupações com a sede onde se estabelecerá e que tipo de licenças terá de tirar com os órgãos responsáveis.

Alguns documentos dessa etapa são exatamente os mesmos de outros tipos de negócio, mas existem também alguns específicos das empresas de consultoria. Compreender esses detalhes é imprescindível para que você possa abrir as portas.

Faça boas parcerias

Outro motivo pelo qual possuir experiências prévias na área sobre a qual oferecerá consultoria é a facilidade de conseguir boas parcerias. Estando inserido previamente no mercado, as chances são altas de que você conheça profissionais competentes.

A importância desse fato está associada com a necessidade de agregar colaboradores para o negócio. A não ser que você pretenda ser um profissional autônomo (prestando serviço por conta própria), será necessário que agregue pessoas ao seu time. Não adianta de nada saber como abrir uma empresa de consultoria se não superar essa etapa.

Uma boa consultoria é feita das habilidades daqueles que a integram, de modo que você deve fazer uma boa seleção, com profissionais que ofereçam expertise e qualidade de trabalho.

Parcerias também podem incluir indicações de negócios relacionados ao seu (e vice-versa).

Aprimore os seus conhecimentos

Não importa o quanto você saiba sobre uma determinada área (nem se já aprendeu tudo sobre como abrir uma empresa de consultoria), sempre existe espaço para continuar estudando. Isso é especialmente verdade quando se é o gestor de um negócio, onde desafios cotidianos surgem com frequência, exigindo que aprenda com eles.

Além disso, quase todos os campos de conhecimento mudam e evoluem com o tempo, o que também aponta para a necessidade dos estudos constantes. Seguindo o exemplo usado em tópicos anteriores, as finanças da década passada são bastante diferentes das atuais.

Aprimorar o jeito de trabalhar passa por mudanças estruturais na empresa, a fim de sempre oferecer o melhor trabalho possível. O objetivo não deve jamais ser somente o lucro, mas a prestação de um serviço de qualidade e que contribua para o sucesso dos clientes.

Assim como em qualquer outro segmento do mercado, a jornada é árdua. Dessa forma, é muito importante que o empreendedor vá além da pesquisa sobre como abrir uma empresa de consultoria e busque orientação profissional.

A Aspecto Contabilidade também está no Instagram! Siga nosso perfil.

Leia também:

Entenda a importância do fluxo de caixa

Saiba o que são despesas fixas

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Empreender é uma jornada que apresenta diversos desafios. Entre os…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top