O que são despesas fixas e como elas impactam o seu fluxo de caixa?

O Que São Despesas Fixas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Quando se fala em finanças se acende um sinal de alerta para as empresas. A gestão precisa entender claramente o que são despesas fixas, e documentar as entradas e saídas do seu caixa para que não existam surpresas indesejáveis.

As finanças não devem ser um problema, elas fazem parte da rotina do empreendedor. Toda empresa deveria ter um controle orçamentário para quitar suas dívidas e garantir que tributos e demais despesas estejam em dia, pois o atraso pode gerar multas e vários problemas.

Dependendo do porte da empresa, a lista das contas fixas pode ser bem extensa, o que exigirá um controle eletrônico para que nada passe batido. Este acompanhamento servirá para estudos futuros sobre redução das despesas e melhor alocação dos recursos.

Aqui na Aspecto Contabilidade, nós ajudamos empresários como você a encontrar o melhor enquadramento legal, auditamos as despesas internas e também realizamos uma consultoria tributária. Tudo isso para otimizar os recursos internos que vão fazer a sua empresa crescer. Veja detalhes aqui!

O que são despesas fixas?

Antes de falar das contas fixas, pense no que é despesa. Se respondeu que são os gastos, está no caminho certo. Qualquer valor que seja pago, ou seja, saia do caixa pode ser entendido como uma despesa.

Então, podemos deduzir que despesas fixas são aqueles gastos que não mudam. Isso não significa que eles nunca sofram alterações, mas são possíveis de prever. Independentemente de qual seja o consumo, elas sempre vão existir.

Para ficar ainda mais fácil, considere aqui o pagamento do aluguel, internet, telefone, seguro de veículos, salário de empregados. Algumas dessas despesas podem gerar um pouco de confusão. As contas de consumo podem variar de um mês para outro, mas mesmo assim são consideradas despesas fixas. Isso acontece porque terão que ser pagas todos os meses e o valor costuma ficar dentro de uma média.

Essas contas podem fugir um pouco das regras de valor fixo, mas costumam seguir um padrão. É claro que podem sofrer variações devido ao consumo, mas continuarão a vir todos os meses.

Por que é importante controlar as despesas fixas?

Ao abrir uma microempresa ou uma sociedade em um projeto maior, o empresário precisa redobrar a sua atenção no controle financeiro do negócio. Este cuidado é necessário, já que as despesas fixas são aquelas essenciais, possivelmente relacionadas à produção e que não se pode ficar sem.

Para que se possa fazer esse controle é necessário saber quais são essas despesas e colocar tudo no papel. Ter planilhas e sistemas automatizados é essencial para não perder o controle.

Tendo essa visão fica muito mais fácil organizar o orçamento e não endividar a organização. É possível saber qual valor deve ser separado para cada despesa e a porcentagem dos ganhos que será comprometida.

Ao fazer a contabilidade da empresa, fica muito mais fácil honrar com as despesas, evitando atrasos. Além disso, a empresa consegue garantir fluxo de caixa, ter um fundo de emergência e fazer investimentos. É a junção desses elementos que ajudará a aumentar o patrimônio do negócio!

Como reduzir as despesas fixas?

Entendendo o que são despesas fixas fica mais fácil elaborar um estudo para avaliar quais podem ser reduzidas, quais podem ser adiadas ou renegociadas. Sem esse acompanhamento, é bem provável que a sua empresa perca recursos importantes.

Veja algumas dicas para organizar financeiramente a sua empresa.

Reveja os serviços contratados

Se tem internet, plano de celular, telefone fixo, plano de saúde e odontológico, repense.

Veja se eles realmente são usados e o valor pago está justo.

Por exemplo, se tem quatro linhas de telefone fixo, mas são pouco utilizadas, cancele. É possível ficar com menos despesas fixas e não deixar de atender os clientes.

Essa mesma lógica deve ser usada para todos os serviços contratados. Pode haver planos menores que atender as necessidades e custam menos.

Pense também em mudar de fornecedor. A concorrência pode ter algo bem parecido com valores reduzidos.

Substitua suas dívidas

Se está pagando dívidas, financiamento, empréstimos e outras, pense em trocar por outras que sejam mais baratas.

Algumas pendências podem ser substituídas por outras que possuem taxas mais atrativas. Por exemplo, em vez do financiamento, pode pegar um empréstimo com juros menores.

Levar a dívida para outro banco é algo a se pensar. Tem como fazer essa portabilidade, negociando para que a pendência seja transferida e os juros reduzam. O ideal é não endividar a empresa, mas, se acontecer, sempre procure a forma que ofereça o menor custo final.

Busque pelos melhores parceiros

Até aqui você já pode entender o que são despesas fixas e como elas impactam no dia a dia do seu negócio, certo?! Essa nossa última dica envolve o desenvolvimento da habilidade de negociação.

Se todos os meses você comprar uma determinada matéria-prima, busque por um fornecedor que tenha um produto mais barato e de qualidade. Além disso, negocie volume, isso pode garantir um preço final mais acessível.

Isso é válido para qualquer custo que tenha. Compras recorrentes sempre devem ser pesquisadas já que fazem parte das despesas fixas e vão consumir parte do seu orçamento.

Se ainda paga tarifa no banco e anuidade no cartão de crédito, reveja esses conceitos. Existem muitas instituições que oferecem conta e cartão gratuitos para empresas.

São pequenas mudanças que no final do mês podem gerar uma grande economia nas suas despesas fixas. Toda redução fará uma grande diferença no orçamento anual.

Sabendo o que são despesas fixas, como elas impactam no orçamento e como reduzi-las, dificilmente você perderá o controle financeiro do negócio.

Caso tenha ainda alguma dúvida ou precise de auxílio contábil, entre em contato conosco!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Qualquer empresa em funcionamento de maneira legal no Brasil precisa…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top