Como montar uma academia? Veja nossas dicas

Como Montar Uma Academia - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Segundo dados da pesquisa Censo Fitness 2021, micro e pequenas empresas representam cerca de 90% do mercado fitness brasileiro. Dentre elas, a maioria são academias tradicionais, as quais compõem metade deste volume. E a tendência é os números aumentarem.

Logo, quem pretende empreender neste segmento precisa aprender como montar uma academia.

Cada vez mais se fala sobre saúde física e cuidados com o corpo. Impulsionada por influencers e celebridades, a busca por academias explodiu em um contexto pós-pandêmico, recuperando rapidamente o espaço que foi perdido durante o período de isolamento social.

Levando em conta esse cenário próspero, empreendedores devem considerar uma empreitada no mercado fitness. Para contribuir, selecionamos 5 itens, divididos de acordo com etapas, a serem seguidos por aqueles que pensam em montar uma academia. Vamos lá!

Já explicamos aqui no site da Aspecto Contabilidade como funciona o imposto sobre serviço e como escolher o regime tributário. Nós queremos te ajudar em todas as fases da sua empresa!

Descubra como montar uma academia

É lógico que, como em qualquer negócio, você segue muito mais do que 5 passos para empreender. Mas hoje separamos os mais importantes para começar a organizar a sua empresa. Confira!

Informações necessárias

O primeiro passo para a abertura de qualquer empresa é obter as informações corretas. É importante elaborar um plano de negócios, fazer uma pesquisa de mercado e garantir os investimentos necessários para abrir as portas e “segurar” o negócio nos primeiros meses.

Essa é a etapa que irá guiar todas as dicas a seguir sobre como montar uma academia. É aqui que você descobrirá qual a melhor localização para o negócio, quais são os concorrentes, quais materiais devem ser adquiridos, como será o quadro de funcionários, quais os documentos necessários, a importância de ter um plano de ação e todo o restante.

A fim de obter as instruções corretas, o mais indicado é pesquisar informações em sites confiáveis e/ou diretamente com especialistas e pessoas experientes no mercado fitness. Se possível, estabeleça um contato direto com outros empreendedores e faça perguntas.

Localização e infraestrutura

Academias requerem espaço. Mesmo aquelas menores e que oferecem somente os serviços mais básicos, precisam ser amplas o suficiente para abrigar toda a aparelhagem. Como consequência, é necessário que o lugar alugado (ou comprado) seja adequado ao negócio.

A aquisição dos equipamentos vem no momento seguinte e é um passo crucial ao saber como montar uma academia.

Os materiais necessários para montar um espaço correto não costumam ser absurdamente caros, mas eles requerem certo investimento. Pesquisar preços e conseguir descontos em compras maiores pode ajudá-lo.

Por fim, é preciso considerar o quadro de funcionários. Mesmo as menores academias precisarão de profissionais experientes, a fim de dar um bom atendimento aos clientes. Quais serão os colaboradores contratados dependerá do tamanho do negócio e dos serviços dele.

Documentações e licenças

A parte das documentações é, de longe, a mais burocrática na abertura de um negócio, o que inclui como montar uma academia. É preciso reunir um múltiplo número de papéis, sempre com o objetivo de manter a empresa idônea e não tropeçar nas obrigações tributárias e legais.

Entre as etapas incluídas aqui estão o registro da academia na Junta Comercial da região, abertura do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição municipal e emissão de diferentes tipos de alvarás de funcionamento e licenças. Tudo isso só para abrir as portas!

Nesse sentido, é extremamente indicada a contratação dos serviços de um escritório de contabilidade. Embora seja importante que gestores compreendam sobre os documentos requeridos, é muito mais seguro dividir o peso da etapa com profissionais especialistas.

Divulgação e estratégias de marketing

Você já sabe como montar uma academia, mas precisará aprender a atrair os clientes. Essa é provavelmente a etapa mais desafiadora de todas, e uma que pode ser executada das mais variadas formas. Em todos os casos, os melhores resultados são obtidos quando existem investimentos em marketing.

Estratégias de marketing devem considerar o público-alvo, com o objetivo de não desperdiçar recursos. Se os clientes em potencial não estão presentes em uma determinada rede social, por exemplo, não faz sentido despender esforços, tempo e dinheiro nesse espaço.

Em todos os casos, é essencial que essa etapa não seja subestimada. Mais do que simplesmente divulgar a academia aos clientes, as estratégias de marketing envolvem a expansão da marca e a apresentação do negócio e dos seus valores ao público.

Erros mais comuns

Tão necessário quanto saber como montar uma academia, é ter em mente o que não fazer. Erros estão inclusos em qualquer processo, especialmente numa jornada desafiadora como o empreendedorismo, mas quanto menos erros forem cometidos, melhor, correto?

Entre os mais comuns ao montar academia podemos citar gastos excessivos na estrutura inicial, atendimento que deixa a desejar, dificuldade em ouvir críticas e instruções de colaboradores (incluindo os contadores) e estar mal informado sobre o mercado fitness.

Curiosamente, a melhor maneira de evitar esses erros está relacionada com o primeiro item deste texto: informação. Por meio do entendimento profundo de como é gerir uma academia, empreendedores aprendem sem precisar tropeçar e ter prejuízos de tempo e de dinheiro.

Todo negócio é diferente, o que significa que não existem dicas “coringa” que se adaptem a todas as empresas, mesmo quando falamos de um nicho específico como as academias. Apesar disso, as informações listadas acima podem ser aplicadas em variados contextos.

E então, animado para montar seu negócio? Podemos te ajudar com a documentação! Somos uma contabilidade em São Paulo e teremos o maior prazer em apoiá-lo. Fale com o nosso time!

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dicas De Contabilidade Para Pequenas Empresas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dicas de contabilidade para pequenas empresas

De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, micro e pequenas empresas (MPEs) representam cerca de 99% do total de CNPJs brasileiros. Diante desse dado, é possível afirmar que a economia do Brasil depende das atividades de negócios menores.

O Que é Cpp No Simples Nacional - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é CPP no Simples Nacional?

Informações divulgadas pelo Sebrae apontam que Micro e Pequenas Empresas (MPE) são responsáveis por empregar 52% de todas as pessoas contratadas em regime de carteira assinada. No Brasil, o total de empresas (entre todas as categorias) chega a 20 milhões.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top