O que é o capital de giro?

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados visam o sucesso da empreitada.

Esse sucesso (e o lucro em si) vem de diferentes formas. Embora seja tentador simplificar o processo dizendo que o saldo positivo é tudo aquilo que excede os gastos, na prática as coisas são mais complexas.

Para alcançar o sucesso no médio e longo prazos, é importante manter um fluxo de investimentos no negócio. E, para que a empresa não entre em colapso, uma das etapas importantes é saber o que é o capital de giro e organizá-lo para cobrir as despesas que previstas e aquelas que aparecem do nada.

Como empreendedor, você precisa saber que o processo de lucro é cíclico, o que ajuda a explicar um dos seus conceitos mais importantes: o capital de giro. Seja bem vindo ao blog da Aspecto Contabilidade, vamos aprofundar as explicações sobre este recurso que garante a liquidez dos negócios.

Entenda melhor o que é o capital de giro

O capital de giro pode ser explicado de um jeito simples pelas definições introduzidas nos parágrafos anteriores. Ele nada mais é do que os recursos (seja dinheiro, estoque de mercadorias ou crédito) disponíveis ao funcionamento de um negócio em um dado momento.

Sem o capital de giro, uma empresa fechará as portas. A ideia aqui não é somente ser capaz de pagar as contas previamente feitas, mas ter valores que permitam a continuidade das atividades. Ter este recurso, então, vai muito além de não ter dívidas pendentes.

Calcular o capital de giro também não é uma tarefa difícil. A conta considera todos os recursos disponíveis em caixa e subtrai a soma das despesas. Esses valores devem incluir não somente o dinheiro disponível naquele momento, mas também o que está em haver.

Calcular o capital de giro é importante porque permite que uma empresa tenha um panorama adequado da sua saúde financeira. Isso o torna mais valioso do que os cálculos dos lucros, porque leva em consideração a continuidade das atividades exercidas a curto prazo.

Quais são os tipos de capital de giro?

Para que você compreenda melhor o que é o capital de giro é necessário explicar os diversos tipos que existem. São quatro: Líquido, Negativo, Próprio e Associado a Investimentos.

De modo geral, as diferenças entre eles estão ligadas aos papéis que desempenham nas finanças de uma empresa.

Capital de giro líquido

Esta opção é a soma de todos os recursos financeiros de um negócio, exceto aqueles não-circulantes. Isto é: todos os valores disponíveis, excluindo-se bens e imóveis. Esse tipo de capital de giro costuma ser calculado para medir a liquidez de uma empresa a curto prazo.

Capital de giro negativo

Negativo acontece quando os recursos disponíveis de uma empresa são insuficientes para cobrir os gastos associados com o seu funcionamento. Ele ainda não significa a falência, mas é um sinal de que medidas drásticas devem ser tomadas.

Capital de giro próprio

Este é um indicador de que a empresa consegue manter seu funcionamento sem a necessidade de auxílios externos. Na prática, isso significa exercer as atividades sem que seja preciso obter financiamentos ou empréstimos de terceiros.

Capital de giro associado a investimentos

Este exemplo se refere ao dinheiro destinado a cobrir despesas que a empresa terá ao fazer um determinado investimento. Como consequência, ele serve também como um indicador da saúde do negócio e da sua autossuficiência.

Dicas importantes sobre capital de giro

Explicado acima o que é o capital de giro e seus tipos, é preciso saber como considerá-lo ao lidar com as finanças da empresa. Essas dicas valem para todos os tamanhos de negócios, mas possuem importância ainda mais vital para Micro e Pequenas Empresas (MPE).

Avalie com frequência

Considerando a importância do capital de giro como indicador da saúde de uma empresa, torna-se imperativa a constância do seu cálculo. Ter dados atualizados sobre valores e recursos disponíveis permitirá que um negócio faça melhores planejamentos financeiros.

Faça planejamentos

De acordo com os resultados dos cálculos sobre o capital de giro realizados previamente, devem ser feitos planejamentos estratégicos adequados. Eles levarão em conta qual o tipo (incluindo o negativo), sempre com o objetivo de manter o negócio prosperando.

Saiba fazer negociações

Uma parte importante do capital de giro são as negociações de valores realizadas com fornecedores e prestadores de serviço. Para continuar com as portas abertas e crescer, uma empresa precisa sempre manter bons negócios com outras marcas e profissionais.

Reavalie e corte gastos

Em qualquer mercado, os valores não se mantêm estagnados. Por mais que uma empresa tente cobrar um mesmo valor X por um bem ou serviço, o aumento de preços de materiais pode fazer com que seja necessário reavaliar os custos e cortar alguns gastos.

Quando falamos sobre o funcionamento de uma empresa, é essencial que o empreendedor saiba o que é o capital de giro, um dos protagonistas do negócio. Compreendê-lo está diretamente associado com a visão de futuro. Não se trata somente de onde está hoje, mas também de quais são os planos de crescimento.

Precisa de apoio para organizar os processos e fazer um planejamento financeiro em sua empresa? Conte com uma consultoria da Aspecto Contabilidade. Nossa equipe conta com experientes profissionais da área e vamos ajudá-lo nesta missão.

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil.

Após ver aqui o que é o capital de giro, aproveite para aprofundar os conhecimentos em:

O que é o fator R no Simples Nacional?

Qual tipo de empresa o Engenheiro pode abrir?

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top