O que são lançamentos contábeis?

O Que São Lançamentos Contábeis - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

A área contábil é recheada de termos e definições um pouco confusas para quem está de fora. Embora a contratação de profissionais especialistas seja uma maneira de garantir que as finanças de um negócio fiquem em dia, é muito importante possuir conhecimentos básicos, um deles é o que são lançamentos contábeis.

Esse é um termo cotidiano sobre o qual você deve ter um mínimo de conhecimento para garantir que seu negócio esteja em dia.

Enquanto a elaboração de documentos fiscais, como a Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais (DEFIS), por exemplo, ocorre apenas anualmente, existem atividades bem mais frequentes e que devem ser feitas a cada mês. Para que você entenda melhor o tema, continue a sua leitura!

O que são lançamentos contábeis?

Eles são, acima de tudo, registros de informações, documentam o que chamamos de “fatos contábeis”, que são as movimentações e alterações diversas no patrimônio de uma empresa, por mais insignificante que sejam os seus valores.

Pela função de registro, eles se tornam a base para a elaboração de todos os outros documentos de um negócio, especialmente relatórios financeiros. Sem um correto registro dos fatos contábeis, torna-se impossível ter um bom controle das finanças de uma empresa.

Para entender melhor o que são lançamentos contábeis, veja alguns exemplos de ações cotidianas que requerem esse tipo de operação: venda de um produto, recebimento (seja à vista ou a prazo), pagamento de colaboradores, empréstimos bancários, cumprimento de obrigações tributárias e compra de estoque com fornecedores.

No geral, a função de realizar lançamentos contábeis cabe ao contador (ou escritório) contratado pela organização, mas as operações diárias costumam ser automatizadas, especialmente em empresas maiores. O uso da tecnologia facilita a tarefa cotidiana.

Quais são os tipos de lançamentos contábeis?

Para entender melhor o que são lançamentos contábeis, é importante conhecer suas variações.

Os quatro principais tipos são: de uma conta devedora contra uma credora, de uma credora contra várias credoras, de várias debitadas a uma credora e de várias debitadas a várias creditadas. Naturalmente, elas servem propósitos diferentes.

Cada um dos quatro tipos também é conhecido como “fórmulas”: primeira, segunda, terceira e quarta, na mesma ordem mencionada no parágrafo anterior.

Nesse contexto, a palavra “debitar” é usada como sinônimo de receber e “creditar” se refere a originar.

Qual é a importância dos lançamentos contábeis?

Como citado anteriormente, a sua importância está relacionada ao seu papel como pilar de todos os outros documentos financeiros da empresa.

Quando não realizados (ou realizados de maneira incorreta), as consequências costumam ser graves.

O prejuízo financeiro é o aspecto mais imediatamente notável da ausência de um lançamento contábil adequado, mas ele não é o único. Problemas com a legalidade também se tornam presentes, os quais podem, em muitos casos, resultar no fechamento de uma empresa. É por isso que se torna crucial entender o que são lançamentos contábeis.

Além de tudo isso, eles permitem que uma organização elabore estratégias, especialmente àquelas de curto prazo.

Com os dados devidamente organizados, se torna possível perceber anomalias nas atividades financeiras em um dado período.

Aprenda aqui: Quais são os tipos de planejamento tributário?

Quais são os elementos de um lançamento contábil?

A elaboração de um lançamento contábil exige a presença de algumas informações. Entre as principais estão a data, local, conta devedora, conta credora e valor do registro. Esses dados devem sempre ser inseridos com cuidado, a fim de não existirem erros em resultados futuros.

Ou seja, não basta entender o que são lançamentos contábeis se você não souber elaborar um da forma certa.

A organização dessas informações é facilitada com o uso de softwares de contabilidade, embora esse nem sempre seja o caso. Mesmo quando os dados são colocados manualmente com papel e caneta, é preciso respeitar uma padronização para facilitar o manejo do conteúdo.

Principais termos relacionados aos lançamentos contábeis

A fim de compreender mais profundamente o que são lançamentos contábeis, torna-se importante conhecer alguns dos termos relacionados à tarefa. Entre os principais estão: passivos, ativos, patrimônio líquido, receitas e despesas. Explicaremos melhor!

  • Ativos: recursos e bens que a empresa possui em um dado momento;
  • Passivos: obrigações monetárias da empresa, como contas a pagar e tributos;
  • Patrimônio líquido: montante que resulta quando os passivos são subtraídos dos ativos;
  • Receita: resultados dos lançamentos e movimentações financeiras;
  • Despesas: gastos realizados pela organização em um período delimitado.

Dicas para fazer um bom lançamento contábil

A atenção aos detalhes é a melhor amiga de um bom lançamento contábil. Embora incentive a automação das atividades diárias, é imprescindível que um profissional da área de contabilidade esteja encarregado de conferir os resultados e checar as informações.

Todo lançamento contábil precisa estar relacionado com as atividades da empresa e ter comprovação documentada. Respeitar esses elementos evita problemas futuros e permite que dados incorretos possam ser corrigidos quando inconsistências são percebidas.

Aliado a isso, é preciso saber o que deve ser evitado. Os erros mais comuns incluem lançamentos incompletos (seja com ausência de data, valores ou outras informações), inconsistência entre dados, má organização dos documentos e mau uso das ferramentas.

Ficou mais fácil de entender?

Compreender o que são lançamentos contábeis, como eles funcionam e qual a sua importância permite que gestores tenham um melhor controle dos documentos elaborados por outros profissionais.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou precise de ajuda para realizar esses lançamentos, que tal receber uma consultoria da Aspecto Contabilidade? Nossa equipe conta com experientes profissionais da área e vamos ajudá-lo nesta missão.

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dicas De Contabilidade Para Pequenas Empresas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dicas de contabilidade para pequenas empresas

De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, micro e pequenas empresas (MPEs) representam cerca de 99% do total de CNPJs brasileiros. Diante desse dado, é possível afirmar que a economia do Brasil depende das atividades de negócios menores.

O Que é Cpp No Simples Nacional - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é CPP no Simples Nacional?

Informações divulgadas pelo Sebrae apontam que Micro e Pequenas Empresas (MPE) são responsáveis por empregar 52% de todas as pessoas contratadas em regime de carteira assinada. No Brasil, o total de empresas (entre todas as categorias) chega a 20 milhões.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Segundo dados da pesquisa Censo Fitness 2021, micro e pequenas…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top