O que é JUCESP e para que serve?

O Que é Jucesp E Para Que Serve - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Esta é a sigla que identifica a Junta Comercial do estado de São Paulo, um órgão importante que atua no registro, alteração e encerramento de empresas.

Como você não sabe o que é JUCESP e para que serve, vamos apresentar abaixo algumas informações sobre esta instituição tão importante na jornada do empreendedor e uma parceira do contador.

Todos esses processos que envolvem o CNPJ de uma empresa, inclusive alteração de endereço, precisam ser intermediados por órgãos competentes, o que varia de estado para estado. Em São Paulo, por exemplo, a abertura, alteração ou encerramento passa necessariamente pela JUCESP.

Apesar do nome autoexplicativo, você sabe exatamente o que é esse órgão e quais as funções dele? Para que não existam mais dúvidas, nós da Aspecto Contabilidade elaboramos um guia completo para lhe orientar. Boa leitura!

Conheça a história da JUCESP

Antes de saber o que é JUCESP e para que serve, vale a pena você entender um pouco da sua história. A Junta Comercial do estado de São Paulo foi fundada no distante ano de 1890, alguns meses depois da Proclamação da República.

Inicialmente, o órgão era subordinado à Secretaria de Justiça, sendo transferido para a da Fazenda em 2007. Desde 2011, a JUCESP faz parte Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Segundo informações do  próprio site, o órgão é responsável por 42% da demanda nacional quando o assunto é Registro Mercantil. Essa porcentagem lhe garante a primeira posição dentro de todas as Juntas Comerciais brasileiras.

Atualmente, o órgão está localizado no bairro da Lapa, na cidade de São Paulo. O horário de atendimento presencial é de segunda a sexta, das 9h às 16h.

O que é uma Junta Comercial?

Antes de falarmos especificamente sobre a JUCESP, é necessário entender o que é uma Junta Comercial.

Embora a de São Paulo seja a maior do país, como citado anteriormente, esse órgão existe em todos os 26 estados brasileiros. A função das Juntas Comerciais é, de maneira simplificada, registrar todas as atividades empresariais pertinentes.

A JUCESP, por exemplo, irá lidar com empresas do estado de São Paulo. Essas atribuições são um pouco mais complexas, e vamos falar delas mais adiante.

As Juntas Comerciais brasileiras são regulamentadas pelo Departamento Nacional de Registro e Comércio (DNRC), o órgão central responsável por todas as unidades espalhadas pelo país.

Por fim, uma informação importante é que são consideradas autarquias. Isto é: elas são órgãos públicos com autonomia, autogestão e uma administração indireta.

Outras similares bem conhecidas são a ANATEL, o INSS e o IBGE.

Entenda o que é JUCESP e para que serve

As Juntas Comerciais do Brasil têm funções múltiplas, e isso não é diferente com a JUCESP. Segundo a própria instituição, ela é “responsável pelo registro, fé pública e publicidade dos documentos arquivados pelos empresários, sociedades empresárias e cooperativas no estado [de São Paulo]”.

Uma segunda atribuição, ainda, é o processamento, habilitação e nomeação de tradutores públicos (juramentados) e intérpretes comerciais. Por fim, a JUCESP “tem ainda a atribuição de expedir certidões [e] emitir fichas cadastrais de empresas e comerciantes”.

Agora que você já sabe todas as informações básicas sobre o que é JUCESP e para que ela serve, vem a pergunta: em quais situações é necessário que o órgão seja procurado? Tire suas dúvidas agora mesmo!

Atuação da JUCESP na abertura de empresas

Em primeiro lugar, registrar uma empresa na JUCESP é uma parte obrigatória do processo de formalização no estado de São Paulo. Do contrário, o seu negócio não estará legalizado. É por meio desta matrícula que você obterá o NIRE e emitirá um CNPJ.

NIRE é a sigla de Número de Identificação no Registro de Empresas. É essa identificação que comprova que a sua empresa existe. Já o CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e cumpre uma função semelhante. Qualquer empresa legal no Brasil possui ambos.

O registro na JUCESP independe do tipo de negócio. Dentro dela são cadastradas empresas públicas, domiciliadas no exterior, individuais, diferentes tipos de sociedades, cooperativas, consórcios de sociedades e outros.

É importante dizer que todo o processo de abertura de uma empresa (incluindo o registro na Junta Comercial competente) deve ser feito antes do início das atividades.

Viu como é fácil entender o que é JUCESP e para que serve? E vamos mostrar agora como você pode fazer a consulta cadastral nesse órgão.

Consultando dados na JUCESP

Por conta da sua extensa lista de atividades, a JUCESP mantém todos os documentos mais importantes sobre uma empresa em território nacional. Dessa forma, é possível consultar os dados públicos que fizerem parte dela.

Esse processo pode ser feito de maneira prática no site da JUCESP. É possível, através da internet, consultar o NIRE de um CNPJ, o nome de uma empresa e sua situação (se está ativa ou não). Todas essas atividades são gratuitas.

Embora as informações acima estejam majoritariamente ligadas à Junta Comercial de São Paulo, as atividades não diferem muito daquelas exercidas pelos órgãos nos outros estados. É por meio delas que uma empresa nasce, se modifica e, caso aconteça, se finaliza.

Se você é um empresário e está pesquisando os passos para abrir o seu negócio, entender a importância e função das Juntas Comerciais é essencial. Inclusive, é ideal que busque orientação profissional de uma contabilidade em São Paulo ou na sua região.

É importante que você conheça bem o que é JUCESP e para que serve, mas alguns processos burocráticos podem travar a sua vida e a orientação técnica de profissionais da contabilidade pode agilizar a conclusão da sua solicitação.

Nós temos uma equipe profissional que vai ajudá-lo a entender os diversos regimes tributários, o CNAE ideal para o tipo de produto/ serviço que você vai ofertar e ainda temos uma consultoria que vai fazer um planejamento empresarial para que a sua empresa prospere. Fale com o nosso time!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A auditoria fiscal garante a transparência dos negócios e evita…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top