Como resolver CNPJ inapto?

Como Resolver Cnpj Inapto - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O que você faria se descobrisse que sua empresa não pode mais atuar e que a sua inscrição na Receita Federal foi cancelada? Neste momento, entender como resolver CNPJ inapto pode ser essencial para evitar maiores problemas.

Segundo o Governo Federal, foram abertas cerca de 4 milhões de novos negócios em 2021, mas será que todas estas empresas estão com o CNPJ ativo? Pela regra básica, a resposta será sim.

Porém, empresas que não cumpriram a sua obrigação fiscal por mais de dois anos podem ter o CNPJ inativado pela Receita Federal. Isso pode acarretar em diversos problemas e vamos aqui te ajudar a deixar seu negócio apto novamente.

Nós aqui da Aspecto Contabilidade sabemos que este é um problema que incomoda muito a vida de empresários iguais a você e resolvemos detalhar aqui os procedimentos necessários para quem busca uma solução de como resolver CNPJ inapto. Boa leitura!

O que é um CNPJ inapto?

Para que você compreenda com facilidade, o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) é basicamente o CPF do seu negócio. Por meio dele, é possível verificar a sua situação enquanto empresa, enquadramento empresarial e jurídico e todos os detalhes fiscais.

Nesse sentido, o CNPJ pode ter as seguintes situações cadastrais:

  • Ativa, que é o CNPJ sem restrições, débitos ou problemas judiciais;
  • Suspensa, que é o CNPJ que apresenta débitos fiscais ou jurídicos;
  • Inapta, que é o CNPJ que não cumpriu as suas obrigações dentro do período de 02 (dois) anos ou mais;
  • Baixada, que é o CNPJ que foi fechado pelo empresário ou pela Receita Federal devido à falta de informações fiscais e jurídicas;
  • Nula, que é o CNPJ que apresenta erros em suas informações, duplicidades ou outras inconsistências.

Independente de qualquer coisa, é fundamental que você ou seu contador esteja atento à situação do seu CNPJ para que ele não seja cancelado, prejudicando o seu negócio e suas atividades.

Desta forma, o CNPJ é classificado como inapto quando as informações contábeis, sejam elas demonstrativas ou declarações, não foram apresentadas à Receita Federal dentro do prazo determinado pelo próprio órgão, após diversas tratativas.

Como resolver CNPJ inapto?

Depois que conseguimos explicar as diversas alterações de status que um CNPJ pode sofrer, é necessário focar no tema principal deste artigo, já que é o problema pelo qual você está passando.

Apenas para fins de confirmação, você deve fazer a consulta da situação do seu CNPJ no site da Receita Federal, preenchendo com o número de identificação e clicando em consultar.

Em seguida, o site vai informar a atual situação. Se estiver com CNPJ inapto, deverá seguir os passos abaixo, que podem envolver pagamento de débitos e multas.

Tenha conhecimento das suas pendências

Após descobrir a situação da empresa, na busca de uma solução de como resolver CNPJ inapto, você deverá entrar no portal e-CAC para consultar as pendências atreladas ao seu negócio e quais são os documentos que devem ser apresentados para a sua regularização.

Em seguida, você deve providenciá-lo, incluindo demonstrativos e declarações necessárias.

Apresente os documentos em atraso

Assim, o segundo passo de como resolver CNPJ inapto é entregar os documentos pendentes, pois só assim você conseguirá comprovar que a sua empresa está em dias com as suas obrigações.

Por isso, é preciso cumprir com todas as exigências detalhadas, quitar as pendências e encaminhar as informações para validação pela Receita Federal. Todo esse processo pode ser resolvido online.

Contudo, se você for MEI, todo o processo pode ser feito pelo site do Simples Nacional, que é o portal onde estão todas as informações da sua empresa.

Pague os débitos e multas devidas

Agora chegou o momento de realizar o pagamento das dívidas e das multas geradas pelo atraso dos documentos.

Saiba que é necessário fazer esta investigação e também quitar a multa pelo atraso, que costuma ser em torno de R$ 200 por obrigação em atraso.

É importante lembrar que para resolver CNPJ inapto e tornar a empresa ativa novamente é necessário zerar todas as pendências, inclusive a quitação de todos os débitos.

Outro detalhe muito importante é que a multa pode variar conforme o seu enquadramento tributário, tal como o tempo que os documentos ficaram atrasados.

Assim, as empresas enquadradas como Simples Nacional pagam uma multa menor em relação às optantes de Lucro Presumido ou Lucro Real.

E por falar em custos, é fundamental que você considere a necessidade de contar com um contador para lhe ajudar no processo, pois ele pode ser bastante burocrático e complexo se você não tiver afinidade com o assunto.

O que acontece quando o CNPJ está inapto?

No Brasil existe uma crença de que após 05 (cinco) anos de dívida, ela simplesmente desaparece. Contudo, a situação não é bem essa.

Os débitos atrelados ao CNPJ permanecem ativos e podem gerar ações em cima dos CPFs dos sócios.

Por isso, caso a sua dívida já tenha ocasionado o bloqueio jurídico, aprender como resolver o CNPJ inapto é extremamente importante para regularizá-lo o quanto antes, para que as suas atividades não sejam paralisadas e você seja surpreendido.

Se depois de aprender, como resolver CNPJ inapto, ainda restou alguma dúvida. Conte com a ajuda da Aspecto Contabilidade para este e outros assuntos relacionados ao seu negócio. Entre em contato agora mesmo!

A Aspecto Contabilidade também está no Instagram, siga nosso perfil e conte com a nossa ajuda nos processos burocráticos, financeiros, contábeis, fiscais e tributários da sua empresa!

Gostou deste post? Aproveite para entender como funciona a constituição de uma holding patrimonial.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
É comum que, em algum momento de sua vida, surja…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top