O que é contabilidade consultiva?

O Que é Contabilidade Consultiva - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Todo negócio requer uma atenção especial. Embora existam técnicas que possam ser aplicadas para contribuir com o sucesso de uma empreitada, a verdade é que cada situação exige medidas diferentes. Não existem soluções mágicas quando problemas são encontrados e por isso é importante saber o que é contabilidade consultiva.

Aspectos como a área de atuação e o produto ou serviço oferecido, região onde está localizada e o tamanho do negócio devem ser considerados como características individuais.

É exatamente nesse contexto que se desenvolveu o campo chamado de “contabilidade consultiva”. Com características significativamente diferentes da parte social, ela tem benefícios próprios e situações recomendadas para a sua aplicação prática.

É por isso que hoje vamos falar um pouco sobre esse tema. Vamos lá?

Entenda o que é contabilidade consultiva

A maioria das pessoas compreende o papel da contabilidade tradicional. É ela quem lida com a parte burocrática, com os números, contas e documentos necessários para uma empresa se manter de pé.

A contabilidade consultiva pode ser entendida como uma evolução da tradicional. Por meio de uma nova abordagem, com foco no contexto empresarial, vai-se além, oferecendo mais do que somente os serviços mais habituais.

Isso acontece porque o seu objetivo não é somente resolver questões comuns relacionadas às obrigações fiscais de um negócio, mas propor estratégias e utilizar os dados financeiros para promover o crescimento da empresa, apresentando novas soluções.

Naturalmente, essa abordagem exige uma relação estreita de confiança entre contador e empreendedor. O profissional da contabilidade aqui é visto como um aliado, o qual ajudará gestores a compreender verdadeiramente os números do negócio e planejar seu crescimento.

Na contabilidade consultiva, o contador tem maior protagonismo, auxiliando na tomada de decisões de maneira conjunta. Isso exige uma comunicação transparente e uma proximidade de contato, com trabalhos mais aprofundados do que a comum entrega de relatórios.

Por fim, para entender o que é contabilidade consultiva, é importante destacar a característica “customizada” dessa consultoria. Essa evolução no modelo considera as necessidades específicas do negócio na hora de pensar estratégias.

Já deu para entender sua importância, não é mesmo? Então vamos falar das suas vantagens!

Quais são os benefícios da contabilidade consultiva?

A partir da compreensão do que é contabilidade consultiva, fica mais fácil entender quais são os benefícios que esse modelo traz para uma empresa. Esse conhecimento vai além de simplesmente aceitar que isso é tendência.

Em primeiro lugar, um atendimento contábil customizado implica na personalização da entrega das informações, algo que considera o perfil de cada cliente. Essa iniciativa por si só garante um olhar mais cuidadoso, capaz de identificar problemas antes mesmo de surgirem.

Além disso, existe uma maior facilidade na interpretação da realidade da empresa, a partir dos números no papel. Pode-se então elaborar planejamentos mais aprofundados, o que, em boa parte dos casos, leva à otimização de recursos e ao aumento dos lucros da organização.

A contabilidade consultiva também assume papel de inovação, por meio de tecnologias de automatização de tarefas e agilidade nos procedimentos. Dados, registros, estatísticas e demais informações são usados de maneira mais inteligente, algo essencial no mercado atual.

Podemos ainda citar as tarefas que a  contabilidade consultiva assume em situações de crise, como insolvência financeira, risco de falência e necessidade de geração de valor. Em todos esses casos, garante-se respostas mais eficientes do que no modelo tradicional.

Veja também: O que é planejamento empresarial?

Como aplicar a contabilidade consultiva em uma empresa?

Compreendido o que é contabilidade consultiva e quais são os seus inúmeros benefícios para uma empresa, surge a pergunta: como aplicar esse modelo em um negócio? Assim como o conceito geral, a resposta aqui também deve ser customizada.

Isto é: a fim de aplicá-la da melhor maneira possível, uma empresa deve buscar escritórios ou profissionais de contabilidade com a expertise específica para a situação enfrentada. Um bom “match” facilita todos os processos.

A partir da consideração da situação específica de uma empresa e da procura por serviços de contabilidade que se encaixam com o negócio, encontra-se uma grande variedade de opções.

Embora o conceito do que é contabilidade consultiva possa parecer, em um primeiro momento, um investimento caro, isso não é verdade.

Considerando as soluções oferecidas, a contratação desse serviço irá gerar valor, o que aumenta os lucros e justifica os gastos despendidos aqui. Apesar de tudo isso, ela só é possível se gestores compreenderem o que o modelo oferece e estiverem dispostos a trabalhar de maneira próxima com profissionais contabilistas, compartilhando a tomada de decisões estratégicas.

Ficou um pouco mais claro?

Assim como foi dito nos parágrafos de abertura deste texto, cada empresa é uma entidade própria, com suas características distintas e necessidades especiais. A partir dessa verdade, considerar a aplicação desse modelo pode ser a melhor saída estratégica para garantir o sucesso das operações.

E então, você entendeu o que é contabilidade consultiva e tem interesse em contratar o serviço? Fale com o nosso time!

Você chegou até aqui? Saiba que somos a Aspecto Contabilidade e ajudamos os nossos clientes em diversas necessidades na gestão do negócio. Conheça nossas soluções e venha falar com nossos consultores, teremos o maior prazer em ajudá-lo.

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Dicas De Contabilidade Para Pequenas Empresas - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Dicas de contabilidade para pequenas empresas

De acordo com pesquisa recente do Ministério da Economia, micro e pequenas empresas (MPEs) representam cerca de 99% do total de CNPJs brasileiros. Diante desse dado, é possível afirmar que a economia do Brasil depende das atividades de negócios menores.

O Que é Cpp No Simples Nacional - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é CPP no Simples Nacional?

Informações divulgadas pelo Sebrae apontam que Micro e Pequenas Empresas (MPE) são responsáveis por empregar 52% de todas as pessoas contratadas em regime de carteira assinada. No Brasil, o total de empresas (entre todas as categorias) chega a 20 milhões.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Segundo pesquisa realizada pelo site Empresômetro, o Brasil conta com…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top