Como trocar de contador? Passo a passo para migrar sua contabilidade

Como Trocar De Contador - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Algumas mudanças na empresa são impulsionadas pelo seu crescimento. Se você atende o público e a demanda cresce, talvez seja interessante mudar para um endereço maior. Se o faturamento sobe, pode ser interessante contratar um escritório de contabilidade experiente para ajudá-lo em diversos temas.

Uma dúvida frequente neste momento é sobre como trocar de contador. Aliás, muita gente ainda fica na incerteza se, de fato, é possível migrar sua contabilidade. A possibilidade existe, desde que alguns passos sejam seguidos de forma correta.

A gestão da empresa tem o direito, garantido pelo Código de Defesa do Consumidor, de trocar o profissional responsável pelas finanças sempre que julgar necessário.

Contudo, alguns passos devem ser seguidos para trocar de contador. Um deles é a revisão do contrato e, também, formalizar a mudança. A partir daí, há um prazo concedido ao profissional para organização dos documentos. Entenda melhor o assunto!

Leia também: Quais são as funções da contabilidade?

Posso trocar de contador?

Antes de mais nada, é preciso saber que o empreendedor ou empreendedora têm o direito de fazer isso. Trata-se de um serviço indispensável para a empresa e, caso a gestão não esteja satisfeita, tem a possibilidade de migrar para outro profissional.

O direito de escolher o escritório responsável pelos cuidados com a empresa é garantido pelo Código de Defesa do Consumidor.

Porém, para que compreenda como trocar de contador, alguns detalhes precisam ser priorizados e eles começam antes da formalização do contrato de serviços, como veremos adiante.

Quando devo trocar de contador?

De modo geral, você pode fazer essa troca quando a pessoa ou escritório de contabilidade contratado não corresponder às suas expectativas.

Ademais, é preciso verificar se as obrigações legais, trabalhistas e tributárias do negócio estão em dia. Também são motivos para migrar a contabilidade da empresa:

  • Prazos não cumpridos;
  • Difícil de contato ou comunicação;
  • Atendimento insatisfatório;
  • Ferramentas obsoletas;
  • Não acompanhar as atualizações legais pertinentes ao negócio.

Ou seja, há razões de sobra para trocar de contador, mesmo porque o serviço mal realizado traz consequências graves para a empresa.

Veja como trocar de contador

Primeiramente, é preciso formalizar todo o processo de distrato, além de respeitar o acordo original até seu fim.

Entretanto, o processo é um procedimento simples, mas cujas etapas devem ser seguidas para evitar problemas futuros. Leia as dicas abaixo com atenção!

Consulte o contrato

Inicialmente, a primeira coisa que se deve saber ao ver como trocar de contador é que você precisa consultar o contrato de serviços atual para conferir se há cláusulas relativas à rescisão. Nisso, está, por exemplo, a obrigatoriedade de apresentar um aviso prévio ou multas.

Esta etapa é importante para evitar problemas futuros, especialmente se houver serviços pendentes.

Finalize os serviços antes do distrato

Falando nas pendências, é de suma importância verificar se há processos em andamento antes de encerrar o contrato. Isso inclui parcelamentos de débitos, por exemplo. Logo, uma dica é fazer uma varredura nos documentos no prazo de até cinco anos.

Neles, pontue situações pendentes ou erros que, porventura, prejudiquem a empresa. Bom lembrar, inclusive, que mesmo após o distrato, erros da época do antigo contador ainda são da responsabilidade deste profissional.

Comunique o profissional formalmente

Seu contrato não foi firmado boca a boca, certo? Logo, o distrato também não o será! Se você quer aprender como trocar de contador, isso indica que a decisão está perto de ser tomada. Desta forma, formalize a rescisão por e-mail ou carta registrada. Neste aviso, é preciso colocar:

  • A solicitação de encerramento do contrato;
  • Prazo final, com recomendação de 30 dias após o pedido;
  • Solicitação da documentação da empresa, bem como senhas de acesso;
  • Relatório da situação da empresa, incluindo pendências e enquadramentos fiscais.

Em suma, é preciso redigir a carta de cancelamento com o contador para dar maior segurança a você e ao profissional. O ideal é que a data de encerramento coincida com o final do mês, de tal forma que o novo profissional já comece seus serviços.

Respeite o prazo do contador

Sabe por que recomendamos o prazo de 30 dias para encerrar o contrato ao trocar de contador? Porque é esse o tempo que o profissional tem para organizar a documentação da empresa.

Isso inclui tanto os documentos fiscais, quanto cadastrais e de departamento pessoal. E é preciso respeitar esse prazo até para preservar a regularização da empresa.

Não se esqueça do termo de transferência de responsabilidade técnica

O documento é importante para formalizar a troca de escritório contábil responsável pela empresa. Importante ressaltar que não é exigido o contato entre as duas partes.

Ao mesmo tempo, o novo escritório deve preencher um Contrato de Prestação de Serviços Contábeis para registrar a responsabilidade perante a empresa.

Contrate o novo contador

Antes mesmo de mudar o contador, é preciso buscar um novo profissional. Ainda que seja preciso formalizar o encerramento para, só então, contratar um novo, é indispensável que o intervalo entre os dois serviços seja curto.

Deste modo, avalie suas necessidades e demandas, bem como o perfil da empresa para que a próxima contratação seja melhor sucedida.

Agora que você sabe como trocar de contador, busque um escritório de confiança para migrar a contabilidade da sua empresa. O serviço é essencial para manter os negócios na legalidade, bem como viabilizar seus lucros.

Este é um tema complexo em sua empresa? Conte com uma consultoria da Aspecto Contabilidade. Nossa equipe conta com experientes profissionais da área e vamos ajudá-lo nesta missão.

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil.

Leia mais sobre:

Entenda a importância da auditoria fiscal

Saiba qual é a importância da contabilidade para a gestão empresarial

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.00.12 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Ebitda não é apenas lucro!

Sabia que o Ebitda é um dos indicadores financeiros que medem os resultados das empresas? 😃 Isso porque ele contempla os recursos que uma empresa gera nas principais atividades. Assim, esse indicador serve para mostrar aos investidores se a empresa

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.45 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

EBITDA: O que é? E para que serve?

EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é uma sigla que significa “Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização”. Assim, ela informa o lucro de uma empresa antes de serem descontados o que o empreendimento gastou em juros

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.59.29 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Você sabe como consultar o seu PIS?

Se ainda tem dúvidas, vem que a gente te explica! 😉 O PIS, Programa de Integração Social, é uma contribuição feita pelas empresas para financiar o pagamento do seguro desemprego e do abono salarial. ➡️ A maneira mais fácil de

Whatsapp Image 2024 07 02 At 21.03.14 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Operação Loki – ITCMD Tributos Estaduais/Municipais

​​Objetivo da análise A operação tem como objeto transmissões de quotas e ações de empresas. ​​ Finalidade Verificar possíveis simulações de compra e venda para acobertar doações de quota de empresas sem o pagamento do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis

Whatsapp Image 2024 07 02 At 20.58.49 - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Principais benefícios do Simples Nacional

Segundo dados disponibilizados pela Receita Federal, até outubro de 2021, mais de 18 milhões de empresas optaram pelo Simples Nacional. Isso acontece porque esse regime tributário traz diversos benefícios, principalmente para as pequenas empresas 🏢. Veja os principais a seguir:

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top