O que é um BPO financeiro?

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias associadas a eles.

Para grandes empresas , a gestão financeira é facilmente manejada por colaboradores contratados para essa função. Nas menores, porém, os desafios surgem. É possível que o empreendedor não tenha verba para um profissional fixo. O que fazer nesses casos?

Uma primeira solução pode ser tentar lidar com os números por conta própria, mas isso costuma ser uma má ideia, especialmente se você não possui a expertise. Nesses casos, “o barato sai caro”, então pode ser interessante considerar algumas alternativas.

Neste sentido, entender o que é um BPO financeiro e encontrar uma equipe experiente que possa atendê-lo pode ser a melhor solução. Para que você entenda melhor o tema, continue a sua leitura!

Entenda o que é um BPO

BPO é a sigla para Business Process Outsourcing. Basicamente, trata-se da terceirização de algum processo relacionado ao âmbito empresarial. Quando falamos sobre BPO financeiro, estamos falando da contratação de empresas terceirizadas para realizar essa tarefa.

O BPO financeiro não é uma alternativa gratuita, é claro, mas ela surge como a melhor opção para empresas pequenas e médias, cujo orçamento não acomoda mais profissionais fixos. Por meio do seu uso, as contas ficam em dia, com custos acessíveis e sem riscos.

Quais atividades um BPO financeiro abrange?

De maneira resumida, diz-se que a terceirização dos aspectos financeiros de uma empresa abraça toda a gestão, mas existem especificidades. Um BPO é diferente de uma consultoria ou assessoria contábeis, por exemplo, desenvolvendo trabalhos mais completos.

Mais detalhadamente, é possível afirmar que um BPO financeiro lida com diferentes processos do setor como: fluxo de caixa, gestão de contas (a pagar e a receber), emissão de documentos fiscais e tributários, orçamento empresarial, conciliação bancária e gestão de indicadores.

A definição de quais trabalhos são ou não executados por uma determinada empresa deve ser feita antes da sua contratação, a fim de evitar potenciais transtornos. Embora todas lidem com os aspectos mais importantes, algumas oferecem trabalhos mais específicos.

Quais são as vantagens de contratar um BPO financeiro?

O uso de BPO tem se tornado uma tendência de mercado, mesmo entre empresas maiores. Isso acontece porque a divisão mais demarcada das atividades contribui para um trabalho organizado, em que cada colaborador consegue executar suas funções sem preocupações.

Para empresas pequenas e médias, as vantagens vão além, suprindo uma necessidade do negócio e permitindo que ele continue a crescer. Por isso, é extremamente relevante entender o que é um BPO financeiro, inclusive para profissionais autônomos.

Uso de tecnologias e mão de obra especializada

Se contratar um colaborador específico para fazer a gestão financeira já é algo difícil, imagina aliar os custos da atividade dele com o uso de softwares adequados? Os valores aumentam ainda mais se o profissional for capacitado e trouxer conhecimentos especializados.

Conhecer o que é um BPO financeiro e decidir por sua contratação elimina todos esses problemas. Por um preço bem mais acessível, empresas terceirizam sua gestão financeira com o objetivo de que ela seja realizada utilizando o que há de melhor em tecnologias e com mão de obra qualificada.

Veja abaixo alguns dos benefícios desta decisão!

Melhor controle das finanças

Empresas que realizam BPO financeiro tem compromisso contratual com o cumprimento de prazos e envio de relatórios pontuais das atividades da organização para a qual prestam serviço. Com essa atitude, elimina-se uma série de eventuais problemas.

Para gestores, deixa de existir a necessidade de supervisionar as atividades de um colaborador (ou uma equipe), o que consequentemente agiliza o processo e diminui consideravelmente os custos. A produtividade e eficiência, naturalmente, aumentam.

Segurança e suporte legal

Embora seja imprescindível que empreendedores façam uma boa pesquisa antes de contratar os serviços de uma empresa terceirizada, a segurança posterior obtida não tem preço. Se o BPO financeiro for exercido adequadamente, muitos estresses deixarão de existir.

Isso acontece porque a contratação do serviço geralmente inclui um amplo suporte legal para questões administrativas, financeiras e tributárias, o que automaticamente agrega segurança aos processos. Com isso, diminui-se a inadimplência e reduz-se as perdas monetárias.

Como contratar um BPO financeiro?

Na busca por uma melhor organização do seu negócio, esta sua pesquisa para entender o que é um BPO financeiro precisa ajudá-lo a compreender algumas questões. A primeira delas se refere às necessidades: o que a minha empresa precisa? Isso é importante porque, embora benéfico, nem sempre um BPO é a solução.

A questão da necessidade se desdobra também para atividades específicas. Embora o “básico” seja coberto por todas as empresas que oferecem BPO, algumas delas disponibilizam também um trato mais estratégico e estrutural na gestão financeira.

Por último, é de extrema importância que a empresa contratada seja uma já estabelecida no mercado. Pode ser interessante, nesse caso, buscar opiniões de outros clientes, a fim de saber como foram suas experiências e quais os resultados obtidos por eles.

Ficou um pouco mais claro agora o que é um BPO financeiro e como ele pode trazer vários benefícios ao seu negócio?

Contratar uma empresa terceirizada para a execução de BPO financeiro é um passo importante e desafiador, mas um cujos benefícios são inúmeros. Com um bom trabalho de gestão financeira, uma organização é capaz de crescer sem grandes transtornos.

Se este ainda for um tema complexo em sua organização, conte com uma consultoria tributária da Aspecto Contabilidade. Nossa equipe conta com experientes profissionais da área e vamos ajudá-lo nesta missão.

Também estamos no Instagram! Siga nosso perfil.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
O processo de abertura de uma empresa depende muito de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top