O que é o SPED contábil?

O Que é O Sped Contábil - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Ao decidir ter um negócio próprio são tantos os termos e processos que você precisa conhecer e saber o que é o SPED contábil está entre eles. Já ouviu falar sobre isso?

Ficar em dia com o fisco é uma tarefa trabalhosa, que envolve uma série de burocracias e a entrega de diferentes documentos e declarações. Apesar disso, essa é também uma etapa obrigatória para aqueles que querem manter uma empresa legal e idônea.

Com o passar dos anos e o avanço das tecnologias, os processos relacionados com a tributação de uma empresa foram sendo simplificados. O que antes levava semanas e necessitava da impressão física de dezenas de papéis, hoje pode ser feito online em minutos.

Uma das ferramentas que vem na direção da praticidade é o SPED contábil. Implementado em 2007, ele fornece uma possibilidade simples e benéfica tanto para as empresas, quanto para os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização de negócios.

Vamos entender melhor sobre esse tema e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto neste artigo.

Você não precisa perder tempo com questões tributárias e fiscais. Deixe estas exigências aos cuidados da Aspecto Contabilidade e direcione os seus esforços para fazer a sua empresa crescer!

Entenda o que é o SPED contábil

SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Como o nome sugere, ele é uma ferramenta online e pública que permite a oficialização de diferentes arquivos e documentos digitais relacionados com a parte fiscal e contábil de empresas.

Basicamente, trata-se de um programa da Receita Federal – o qual pode ser acessado pela internet – que simplifica a manutenção e envio de informações documentais específicas para os órgãos adequados.

Utilizando o SPED, gestores podem provar a legitimidade de declarações (como Livros Fiscais, por exemplo) antes de os enviarem. Esse processo diminui bastante o tempo que as autenticações costumavam tomar quando eram realizadas presencialmente.

A título de informação, mesmo que nosso foco seja falar o que é o SPED contábil, vale a pena dizer que ele pode ser dividido em alguns tipos, como Fiscal, NFe, NFSe e EFD-Contribuições.

Quais são as vantagens do SPED?

Mas após entender o que é o SPED contábil, você pode estar em dúvida sobre suas vantagens.

Como mencionado anteriormente, o SPED traz benefícios tanto para os responsáveis pelas empresas, quanto para os órgãos públicos. Essas vantagens podem ser vistas em diferentes situações, geralmente relacionadas com a praticidade e a diminuição de custos.

Para os órgãos públicos, agiliza-se o trabalho existente, permitindo que atendimentos presenciais sejam substituídos por envios digitais. Com isso, os processos burocráticos de autorização e checagem de informações tornam-se bem mais dinâmicos.

Além disso, o sistema garante a integralização de diferentes órgãos sob um mesmo guarda-chuva, o que facilita a troca de informações entre eles. Fiscos federais, estaduais e até mesmo municipais têm acesso aos documentos das empresas que utilizam o SPED.

Já para os empresários, existe primariamente a vantagem do tempo. O envio dos documentos para autenticação pode ser feito diretamente de um computador na sede da empresa, sem a necessidade do deslocamento.

Ao compreender o que é o SPED contábil (e utilizá-lo da forma correta), as empresas também veem os custos sendo diminuídos, já que não se torna mais necessária a impressão de uma série de documentos (muitos dos quais podem acumular centenas de páginas) com informações detalhadas.

Por fim, uma vantagem existente para os dois lados é a padronização dos documentos. Isso permite que os órgãos possam avaliar mais facilmente as informações e as empresas não tenham tanto trabalho na hora de enquadrar seus dados em diferentes formatos.

Como o SPED contábil se diferencia do fiscal?

Antes de explicar sobre as diferenças entre o SPED fiscal e o contábil, é importante começar falando sobre o que eles têm em comum.

Em primeiro lugar, se você chegou até aqui, já entendeu o que é o SPED contábil, então saiba que ambos são obrigações acessórias que fazem parte do Sistema Público de Escrituração Digital.

O SPED fiscal existe com a função de substituir os antigos Livros de Entradas e Saídas usados para apurar o pagamento de tributos. Ele é uma obrigação das empresas que contribuem para o ICMS e o IPI.

Por outro lado, o SPED contábil é uma obrigação de todas as empresas que estejam inscritas sob qualquer regime de tributação que não seja o Simples Nacional. Ele serve para que a Receita Federal observe transações de uma organização e possa controlar a tributação dela.

Outras informações importantes sobre o SPED contábil

Agora que já sabe o que é o SPED contábil, precisamos informá-lo que é por meio dele que se transmite o documento chamado de ECD (sigla de Escrituração Contábil Digital), o qual existe para substituir a obrigação anteriormente cumprida pelos livros contábeis impressos.

A entrega do ECD através do SPED contábil deve ser feita anualmente, até o último dia útil do mês de maio do ano seguinte ao que se está prestando contas. O não cumprimento desta obrigação fiscal gera multas e outros tipos de empecilhos para o funcionamento da empresa.

Quando uma empresa realiza um envio, é gerado um recibo de transmissão, o qual comprova que o documento foi entregue. É importante ressaltar que as informações devem vir assinadas por um contador ou contabilista, para garantir a segurança de ambos os lados.

Todo o Sistema Público de Escrituração Digital oferece credibilidade para as partes envolvidas. Desde que seja mantida a atenção na hora do envio dos documentos, a facilidade que ele garante no cumprimento das obrigações fiscais é incomparável.

A tendência é que cada vez mais ferramentas como o SPED sejam criadas e disponibilizadas para empresas. Com soluções inteligentes, processos burocráticos se tornam muito mais simples, sem que se perca a segurança e a credibilidade.

Ficou fácil entender o que é o SPED contábil e qual a sua importância dentro de uma organização? Se precisar de apoio no envio de declarações ou em assuntos fiscais da sua empresa, nós vamos ajudá-lo. Entre em contato com a nossa equipe!

Nós também estamos no Linkedin e Instagram. Acompanhe nossos conteúdos exclusivos!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é Escrituração Contábil Fiscal - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é Escrituração Contábil Fiscal (ECF) e para que serve?

Documento é obrigatório para todas as empresas, sejam isentas ou tributadas Até 2014, era obrigatório o envio da Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) pelas empresas brasileiras. Este documento foi substituído pela Escrituração Contábil Fiscal, conhecida pela sigla

Qual A Importância Da Medicina Do Trabalho - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Qual é a importância da medicina do trabalho?

Mesmo com tantos avanços, é fato que boa parte das organizações ainda não entendem qual é a importância da medicina do trabalho. Então é por isso que vamos abordar esse tema. É fato que as empresas precisam se preocupar com

Flutuação De Preços E Estoques - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Flutuação de preços e estoques

Um dos principais desafios das empresas atuais é a flutuação de preços. Nesse momento existem duas variáveis difíceis de serem previstas: possuir um estoque maior e com isso ganhar descontos por compras grandes e um melhor preço, ou possuir um

Como Calcular O Preço De Venda De Um Produto Ou Serviço - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como calcular o preço de venda de um produto ou serviço?

Provavelmente, todo mundo que já pensou em abrir um negócio deve ter pesquisado sobre como calcular o preço de venda de um produto ou serviço. Afinal, essa é uma parte de extrema importância para qualquer empreendimento, já que será responsável

Como Funciona A Previdência Privada Empresarial - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como funciona a previdência privada empresarial?

Com as mudanças realizadas na aposentadoria pública há algum tempo, as pessoas começaram a repensar o seu futuro. Com isso, o questionamento sobre como funciona a previdência privada empresarial aumentou. Como consequência, as empresas passaram a investir mais nessa modalidade.

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Muito se fala em estratégia, modelos de negócios de planos…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top