Como separar despesas pessoais das contas da empresa? Aprenda com dicas simples!

Como Separar Despesas Pessoais Das Contas Da Empresa - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

Um dos erros primários do empreendedor é não saber como separar despesas pessoais das contas da empresa. Inegavelmente, é um problema sério, visto que prejudica as finanças da organização.

Para não incorrer neste erro, confira nossas dicas simples para manter o controle financeiro da empresa, sem ficar sem um tostão no bolso.

De fato, é um desafio, principalmente para empreendedores iniciantes, não retirar dinheiro do caixa para contas pessoais. Afinal, eles estavam acostumados com o salário caindo todo mês, mas agora as suas rendas são reflexos dos resultados daquele período. Porém, trata-se de uma prática fatal para a empresa, pois sem fluxo de caixa, o negócio não prospera.

Ao mesmo tempo, não é nada saudável tirar dinheiro do próprio bolso para cobrir “rombos” empresariais. Ou seja, é indispensável separar os tipos de despesas. Assim, mantém-se o equilíbrio das finanças em casa sem, no entanto, declarar falência nos negócios.

Se você tem encontrado esta dificuldade nos negócios, não se desespere, pois ela é muito comum. Nós aqui na Aspecto Contabilidade ajudamos nossos clientes com um planejamento para que o negócio prospere de forma saudável. Continue sua leitura e veja como superar este desafio!

Dicas de como separar despesas pessoais das contas da empresa

Ainda que pareça difícil, fazer essa separação é possível, desde que adotando práticas simples, porém criteriosas. Veja abaixo as mais importantes para mudar seus hábitos financeiros desde já!

Tenha contas bancárias separadas

O primeiro passo para saber como separar despesas pessoais das contas da empresa é ter movimentações bancárias distintas. Parece óbvio, mas acredite: nem todo mundo faz isso.

O controle das entradas e saídas fica mais fácil em contas distintas, mesmo que haja custos duplos com manutenção. Já existem diversos bancos digitais que oferecem o serviço gratuito para pessoa física e jurídica. Pesquise e adote este isolamento das operações.

Com contas separadas, fica mais fácil saber qual caixa é o da empresa e qual é realmente seu. E isso é bom não apenas para evitar tirar dinheiro da empresa, como também ter benefícios com a conta jurídica.

Aliás, os bancos facilitam a abertura de conta-empresa, principalmente para microempreendedores.

Registre seus gastos pessoais

Planejamento é a chave de um negócio saudável, valendo também para sua vida pessoal. Registre todas as suas despesas, desde o que gasta com alimentação até o aluguel ou financiamento.

De posse dessas informações, fica mais fácil definir quanto precisa tirar como salário para se manter.

Todavia, é importante fugir daquela separação básica do que é despesa fixa e variável para categorizá-las. Detalhe os grupos com mais precisão, até para saber o que pode cortar, mesmo que momentaneamente, para economizar.

Defina seu salário pró-labore

Em seguida, defina o salário dos sócios, o que chamamos de pró-labore. Saber como separar despesas pessoais das contas da empresa é mais difícil quando ela é sua única fonte de renda.

Portanto, é fundamental separar um valor determinado para se pagar. O restante, então, fica como fluxo de caixa.

O salário pró-labore entra como despesa fixa e, claro, deve ser registrado no fluxo de caixa (como veremos adiante). Isso evita que você pegue dinheiro da empresa de forma indiscriminada.

Para isso, pode-se definir parâmetros, inclusive, relacionados à distribuição dos lucros.

Registro todo o fluxo de caixa da empresa

Da mesma forma que precisa registrar seus gastos pessoais, deve fazê-lo também com a empresa. O controle de entrada e saída é feito no livro-caixa, onde entram custos, despesas e receitas.

Absolutamente tudo que entra e sai deve ser registrado, desde a compra de canetas até o recebimento de um grande volume de vendas.

Esse fluxo permite ter um diagnóstico financeiro, de forma a visualizar despesas e receitas de maneira abrangente. Consequentemente, será mais fácil ter o controle do orçamento e saber como separar despesas pessoais das contas da empresa.

Tenha critério nas movimentações financeiras

Ainda falando sobre fluxo de caixa, a gestão financeira do negócio depende do critério nas suas movimentações. Isso significa evitar usar saldo operacional para fins pessoais e até pedir que funcionários façam serviços que nada têm a ver com a empresa.

Se, eventualmente, tirar dinheiro da empresa para fins pessoais, deixe discriminado.

Sobre o funcionário trabalhar para questões pessoais do gestor ou gestora, isso deve ser evitado. Afinal, você vai pagar uma pessoa para fazer serviços pessoais usando dinheiro da empresa?

Em outras palavras, indiretamente, não vai separar despesas pessoais das contas da empresa.

Mantenha uma reserva para imprevistos

Por maior que seja o planejamento, ninguém está livre de imprevistos. Contudo, você não precisa passar por eles sem se preparar!

Para isso, nesta dica de como separar despesas pessoais das contas da empresa, é sempre válido manter uma reserva financeira para sanar eventuais emergências.

Isso vale tanto para a organização quanto para suas contas pessoais. Outra dica é separar um percentual para investimentos.

Use tecnologia

Fluxo de caixa, movimentações financeiras, controle de entrada e saída… tudo isso parece difícil, né? Até pouco tempo atrás, esses registros todos eram feitos em planilhas ou até no papel mesmo.

Mas, isso mudou e você já pode contar com aplicativos e sistemas gerenciais que ajudam nesse controle. Portanto, quem deseja aprender como separar despesas pessoais das contas da empresa deve priorizar o uso da tecnologia para facilitar o processo.

Busque ajuda especializada

Ainda está difícil separar as contas sem ajuda? Busque um especialista! Um contador ou empresa de contabilidade é primordial neste momento, pois orienta quanto às obrigações e procedimentos para controlar as finanças.

Sem dinheiro, a empresa não prospera e pode vir à falência. Por outro lado, você também precisa de dinheiro para arcar com suas próprias despesas. Logo, é fundamental ter planejamento e definir fluxo para cada uma das partes.

Saber como separar despesas pessoais das contas da empresa é fundamental para preservar a saúde financeira dos negócios. Se precisar de alguma ajuda, você pode entrar em contato conosco!

Assim como vários assuntos especializados da gestão empresarial, é estratégico ter um escritório de contabilidade cuidando de toda a parte burocrática da sua empresa. Isso lhe permitirá focar em outras atividades essenciais!

A Aspecto Contabilidade também está no Instagram! Siga nosso perfil.

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
A pergunta do título deste texto se faz necessária, uma…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top