Qual é a diferença entre receita e faturamento?

Qual A Diferença Entre Receita E Faturamento - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Compartilhe nas redes!

O mundo dos negócios traz consigo diversos termos, o que às vezes pode dar um nó na cabeça daqueles que estão chegando agora. A complexidade se divide em muitos campos, já que uma organização não é composta somente de profissionais de uma única área e saber qual é a diferença entre receita e faturamento está entre um dos itens obrigatórios em qualquer empresa.

Um dos campos de conhecimento mais férteis é o financeiro, onde cada expressão possui um significado diferente e importante. Nesse caso, contar com a ajuda de colaboradores e profissionais capacitados é essencial para o crescimento do negócio.

Embora os termos ‘receita’ e ‘faturamento’ sejam constantemente usados como sinônimos, saiba que eles não significam a mesma coisa. Reconhecer suas diferenças, então, é essencial para qualquer gestor.

Mas fique tranquilo que este artigo da Aspecto Contabilidade vai explicar qual é a diferença entre receita e faturamento. Leia com atenção!

O que é receita?

Quando falamos das finanças de uma empresa, “receita” é um dos termos mais utilizados. E isso acontece por um bom motivo: ela representa todos os ganhos de uma organização, sem distinções, na realização de suas atividades, e pode ser dividida em alguns tipos.

As duas mais importantes são a receita bruta (que são os ganhos sem os descontos) e a receita líquida (o valor final após a quitação de todas as despesas).

Além delas, temos também a receita principal, secundária, de sobras, não-operacional e financeira.

Cada uma das subcategorias de receita lida com gastos específicos de alguma área, mas todas compartilham características semelhantes.

É importante dizer que receita não é lucro, mesmo a líquida. Apesar disso, elas são uma parte importante do cálculo da lucratividade do negócio.

Até aqui deu para entender o conceito, né? Então para saber qual é a diferença entre receita e faturamento, vamos falar sobre o outro termo.

O que é faturamento?

Assim como a receita, o faturamento é um termo amplamente utilizado na gestão financeira, representando um elemento essencial dos números de uma empresa. Ele também está associado aos ganhos, mas com alguns “poréns” importantes.

O faturamento se refere principalmente aos ganhos obtidos com as vendas de uma empresa, sejam elas de produtos ou serviços.

Seu resultado é essencial para a elaboração de diferentes documentos com funções tributárias, indicando o “tamanho” do negócio.

Utilizando um exemplo bem simples, uma empresa que, em seu mês, vendeu 300 quadros com o valor de 30 reais cada um, terá o faturamento total de R$ 9.000.

O resultado é bastante simples, mas essencial para cálculos mais elaborados, os quais acontecem em etapas posteriores.

Entenda as semelhanças entre receita e faturamento

Antes de falarmos sobre qual é a diferença entre receita e faturamento, é interessante apontarmos as suas semelhanças.

A primeira (e mais óbvia) delas é o fato de que ambas utilizam cálculos para determinar os ganhos decorrentes das atividades de uma organização, seja ela qual for.

Além disso, tanto a receita quanto o faturamento são importantes para os números finais de uma empresa. Apesar de terem destinações diferentes e especificidades bem claras (sobre as quais falaremos posteriormente), as duas representam etapas da gestão financeira.

Qual é a diferença entre receita e faturamento?

Apesar de tanto a receita quanto o faturamento lidarem com ganhos, suas semelhanças terminam aí. Uma das principais distinções entre eles pode ser observada na relação que compartilham: o faturamento é parte da receita! Uma parte muito importante, aliás.

Como definido anteriormente, a receita engloba todos os ganhos da organização, os quais incluem o dinheiro recebido pela realização das atividades às quais se destina. Ou seja, o faturamento. Dessa forma, as duas operações estão intimamente interligadas.

Além disso, para entender qual é a diferença entre receita e faturamento, você deve saber que o faturamento tem uma função tributária muito importante, pois é a partir dele que serão feitos cálculos que definirão o quanto uma empresa pagará de impostos.

Com as contas certas, um negócio terá um tamanho diferente e se enquadrará em um determinado regime tributário.

Por outro lado, a receita é valiosa para fins internos, permitindo que gestores façam uma avaliação da “saúde” de seus negócios.

Isso é visto mais frequentemente quando falamos da receita líquida, a qual considera em sua conta os valores descontados em diferentes etapas. Deu para entender qual é a diferença entre receita e faturamento?

E o lucro?

Para além da receita e do faturamento, um terceiro termo ganha espaço quando falamos sobre os ganhos de uma organização.

A palavra “lucro” é ainda mais frequente do que as outras duas, sendo considerada talvez a mais importante para o sucesso financeiro.

Calcular o lucro exige necessariamente a elaboração de documentos que explicitem a receita e o faturamento de uma empresa. A partir deles serão feitos cálculos mais aprofundados, considerando todos os elementos financeiros, entre ganhos e gastos.

O número final obtido, após todos os descontos e quitação de dívidas (sejam elas tributos, pagamento de salários etc), será o lucro.

O lucro, então, é o termo “final”, a diferença positiva após obrigações serem cumpridas e contas necessárias serem finalizadas.

Apesar de simples, as diferenças entre receita, faturamento e lucro não são imediatamente óbvias para aqueles que não possuem conhecimentos financeiros. Compreendê-los é essencial para qualquer gestor que busque o crescimento de sua empresa.

Ao saber qual é a diferença entre receita e faturamento, bons empreendedores são capazes de tomar decisões e elaborar estratégias que visam o sucesso de suas empreitadas. O resultado, nesses casos, é uma boa margem de lucro e a satisfação de ver o negócio expandindo!

E você, conseguiu entender tudo sobre o assunto? Se precisar de ajuda com esses ou outros termos, pode entrar em contato conosco!

Leia também:

Como calcular lucro cessante?

Saiba o que é SPED contábil

A Aspecto Contabilidade também está no Instagram! Siga nosso perfil.

Assim como vários assuntos especializados da gestão empresarial, é estratégico ter um escritório de contabilidade cuidando de toda a parte burocrática da sua empresa. Conheça já nossas soluções!

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

O Que é O Capital De Giro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é o capital de giro?

À exceção de entidades que prestam serviços beneficentes, a busca pelo lucro é um dos pilares da iniciativa empreendedora. É muito comum que as pessoas abram um negócio para oferecer bens ou serviços e queiram prosperar economicamente. Os desafios enfrentados

Quais São Os Tributos Municipais - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Quais são os tributos municipais?

Tributos pagos aos órgãos públicos fazem parte da realidade de todas as pessoas, sem exceções. Conhecer a origem deles e as obrigações fiscais de um negócio é essencial para prosperar como empresário. O número de impostos no Brasil é bastante

O Que é Um Bpo Financeiro - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

O que é um BPO financeiro?

Não importa qual o tamanho de uma empresa, toda organização deve realizar algumas atividades comuns, a fim de se manter de pé. Uma das mais importantes talvez seja a gestão financeira, área onde se lida com os números e burocracias

Como Abrir Empresa De Consultoria - Contabilidade na Zona Sul - SP | Aspecto Contabilidade

Como abrir uma empresa de consultoria?

O processo de abertura de uma empresa depende muito de qual será o seu tipo. A variedade é grande, entre aquelas que oferecem produtos e as que trabalham com serviços. Embora algumas etapas sejam comuns a todas, outras são específicas

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Um dos erros primários do empreendedor é não saber como…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top